sábado, 26 de outubro de 2013

CONSCIÊNCIA E MEDIUNIDADE

. CONSCIÊNCIA E

     MEDIUNIDADE


        Tendes meios para comunicar-vos com seres mais impor­tantes que aqueles a quem chamais habitantes de Marte, mas são meios de or­dem psíquica, não instrumentos mecânicos; meios psíquicos que a ciên­cia (que pesquisa de fora para dentro) e a vossa evolução (que se ex­pande de dentro para fora) trarão à luz. Pode chamar-se consciência latente uma consciência mais pro­funda que a normal, onde se encontram as causas de muitos fenô­menos inexplicáveis para vós. O sistema de pesquisa positiva, ao fazer-vos olhar mais profundamente as leis da natureza, fez-vos desco­brir o modo de transformar as ondas acústicas em elétricas, dando-vos um primeiro termo de comparação sensível daquela materialização de meios que empregamos. Já avizinhasteis um pouco e hoje podeis, mesmo cienti­ficamente, compreender melhor.
        Acompanhai-me, caminhando do exterior, onde estais com vossas sensa­ções e vossa psique, para o interior onde estou eu como Enti­dade e como pensamento. No mundo da matéria, temos, primeiro, os fenômenos; de­pois, vossa percepção sensória e, finalmente, por meio de vosso sistema nervoso convergente para o sistema  cere­bral, vossa síntese psíquica: a consciência. Até aqui chegasteis, pela pesquisa cientí­fica e experiência cotidiana. Vosso materialismo não errou, quando viu nessa consciência uma alma, filha da vida física e destinada a morrer com ela. Mas é ape­nas uma psique de superfície, resultado do ambiente e da experiência, ser­vindo à sa­tisfação de vossas necessidades imediatas; sua tarefa ter­mina quando vos tenha guiado na luta pela vida. Esse ins­trumento, como já vos disse, não pode ultrapassar essa tarefa; lançado no grande mar do conhe­cimento, perde-se; trata-se da razão, do bom senso, da inteligência do homem normal, que não vai além das necessi­da­des da vida terrena.
        Se descermos mais na profundidade encontraremos a consciên­cia latente; que está, para a consciência exterior e clara, como as ondas elétricas estão para as ondas acústicas. A essa consciência mais pro­funda pertence aquela intuição, é o meio per­ceptivo e a ele é necessário poder chegar, como vos disse, para que vosso conhecimento possa progredir.
        Vossa consciência latente é vossa verdadeira alma eterna, existe antes do nascimento e sobrevive à morte corporal. Quando, ao avançar, a ciência chegar até ela, ficará demonstrada a imortali­dade do espírito. Mas hoje não estais conscientes dessa profundi­dade, não sois sensíveis a esse nível e, não tendo em vós mesmos nenhuma sensação, a negais. Vossa ciência corre atrás de vossas sensações, sem suspeitar que elas podem ser superadas, e aí fica circunscrita como num cárcere. Essa parte de vós mesmos está imersa em trevas, pelo menos, assim é para a grande maioria dos homens que, por conseguinte, nega; sendo maioria, faz e impõe a lei, rele­gando a um campo comum de fora da normalidade e juntando em dolo­rosa condenação, tanto o subnormal, isto é, o patoló­gico ou involu­ído, como o supranormal, elemento super-evoluído do ama­nhã. Neste campo, muito errou o materialismo. Apenas alguns indi­víduos excepcio­nais, precursores da evolução, estão conscien­tes na consciência interior. Esses ouvem e dizem coisas maravilho­sas, mas vós não os compreendeis senão muito tarde, depois que os martirizasteis. No entanto, esse é o es­tado nor­mal do super-homem do futuro...
Pietro Ubaldi : A Grande Sintese: Repassando...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.