sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Magnetismo animal

Mesmer foi o médico austríaco criador da teoria do magnetismo animal conhecido pelo nome de mesmerismo. Nasceu a 23 de maio em Iznang, uma pequena vila perto do Lago Constance. Estudou teologia em Ingolstadt e formou-se em medicina na Universidade de Viena. Provido de recursos, dedicou-se a longos estudos científicos, chegando a dominar os conhecimentos de seu tempo, época de acentuado orgulho intelectual e ceticismo. Era um trabalhador incansável, calmo, paciente e ainda um exímio músico.

Em 1775, após muitas experiências, Mesmer reconhece que pode curar mediante a aplicação de suas mãos. Acredita que dela desprende um fluido que alcança o doente; declara: "De todos os corpos da Natureza, é o próprio homem que com maior eficácia atua sobre o homem". A doença seria apenas uma desarmonia no equilíbrio da criatura, opina ele. Mesmer, que nada cobrava pelos tratamentos preferia cuidar de distúrbios ligados ao sistema nervoso. Além da imposição das mãos sobre os doentes, para estender o benefício maior a todos
É importante destacar que todas as teorias ocidentais sobre o mecanismo da doença e as práticas terapêuticas da medicina oficial antes de 1800 eram completamente falsas. As perniciosas terapias, mantidas por tradição e empirismo - sangrias, vomitórios, vesicatórios, doses de ópio e outras fórmulas perigosas -, prejudicavam os pacientes e muitas vezes antecipavam sua morte. As cirurgias, procuradas somente pelos pacientes já sem esperança, eram feitas sem anestesia. Os cirurgiões haviam desenvolvido a habilidade de decepar tumores a sangue frio, cauterizando-os rapidamente com um ferro em brasa. A experiência era traumática e poucos sobreviviam, mesmo porque não havia assepsia alguma. "A ignorância dos séculos precedentes sobre este assunto garantiu aos médicos a confiança supersticiosa que eles possuíam e que inspiravam nos seus específicos e suas fórmulas, tornando-os déspotas e presunçosos", esclareceu Mesmer, em suas Memórias de 1779.
Após seus estudos básicos, concluídos antes da idade comum, Mesmer fez os cursos superiores de Música e Artes, Teologia, Filosofia, Medicina e, em parte, de Direito. No entanto, sua formação médica não foi comum. Ele fez seu quarto Doutorado na Universidade de Viena, reformulada por Van Swieten e De Haen, discípulos do famoso Herman Boerhaave (1668-1738), o maior professor de medicina de seu tempo. Esse médico visionário, criador da clínica moderna, propôs uma retomada dos princípios da medicina científica, fruto da observação junto aos pacientes e do uso da razão, recuperando os princípios do pai da Medicina, o grego Hipócrates. Sua proposta renovadora incluía, no currículo de Medicina, o estudo das Ciências Naturais, da Física e da Química, e as então recentes descobertas fisiológicas. Para Boerhaave, uma força vital - vis vitae - era responsável pela manutenção da saúde orgânica. Foi a partir dessas idéias, e da experimentação científica, que Mesmer fez as suas descobertas, chegando a conclusões opostas ao materialismo mecanicista da medicina oficial.
Entre tantas calúnias e difamações, Franz Anton Mesmer foi acusado também de ser ateu e materialista. N o entanto, a ciência do magnetismo animal nasceu da tradição vitalista, corrente científica de grande destaque em sua época. O vitalismo e a ciência do magnetismo animal chamaram a atenção do pesquisador para as causas primárias, unindo as tradições filosóficas espiritualistas á ciência.
J. L. Grandchamp, expondo idéias íntimas de Mesmer que alguém tão próximo poderia revelar, comentou que: O interesse, a inveja, o ciúme servem-se de todas as armas ofensivas para atacar o senhor doutor Mesmer pela calúnia. Acusaram-no de ateísmo, de materialismo, últimos recursos da perseguição.
O resultado das meditações e pesquisas de Mesmer foi “um vasto sistema de influencias ou revelações ou de relações que ligam todos os seres, as leis mecânicas e mesmo o mecanismo das leis da natureza.” E então ele completou: “Ver-se-á, ouso crer, que estas descobertas não são produto do acaso, mas sim o resultado do estudo e da observação das leis da natureza. Que a prática que eu ensino não é um empirismo cego, mas um método racional”.Ou seja o magnetismo animal foi uma proposta científica iluminista que surgiu a partir de um modelo filosófico holístico, dualista, espiritualista e deísta. Uma alternativa racional á tradição materialista da medicina ordinária ou galênica. Mesmer ensinava que a sua terapia dependia diretamente do sentimento do magnetizador. Era preciso desejar a cura com sinceridade para obter sucesso, o que exigia um esforço moral.
Era esse o segredo do magnetismo animal descoberto por Mesmer, e tão especulado em sua época...
Maiores detalhes também tem uma comunidade no orkut

Livro; A Ciência Negada e os Textos Escondidos.
Coleção; Conspiração do Silêncio.
Paulo Henrique de Figueiredo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.