Eis os princípios da Doutrina Espírita:
“Deus é eterno, imutável, imaterial,
único, todo-poderoso, soberanamente justo e bom. ”
“Criou o universo, que compreende todos
os seres animados e inanimados, materiais e imateriais. ”
“Os seres materiais constituem o mundo
visível ou corporal; os seres imateriais, o mundo invisível ou espírita, ou
seja, dos Espíritos. ”
“O mundo espírita é o mundo normal,
primitivo, eterno, preexistindo e sobrevivendo a tudo. ”
“O mundo corporal é apenas secundário,
poderia deixar de existir ou nunca ter existido, sem alterar a essência do
mundo espírita. ”
“Os Espíritos vestem temporariamente um
corpo material perecível, cuja destruição pela morte lhes devolve a liberdade.
”
“Entre as diferentes espécies de seres
corporais, Deus escolheu a espécie humana para a encarnação dos Espíritos que
atingiram um certo grau de desenvolvimento, o que lhe dá a superioridade moral
e intelectual sobre os outros. ”
“A alma é um Espírito encarnado, sendo o
corpo apenas o seu envoltório. ”
“Há três coisas no homem: 1ª) o corpo ou
ser material semelhante ao dos animais e animado pelo mesmo princípio vital;
2ª) a alma ou ser imaterial, Espírito encarnado no corpo; 3ª) o laço que une a
alma ao corpo, princípio intermediário entre a matéria e o Espírito.
“Assim, o homem tem duas naturezas: pelo
corpo participa da natureza dos animais, dos quais tem os instintos; pela alma
participa da natureza dos Espíritos. ”
“O laço ou perispírito que une o corpo e
o Espírito é uma espécie de envoltório semi material. A morte é a destruição do
envoltório mais grosseiro. O Espírito conserva o segundo, que constitui para
ele um corpo etéreo, invisível para nós no estado normal, mas que pode
tornar-se algumas vezes visível e mesmo tangível, como ocorre no fenômeno das aparições.
”
“O Espírito não é, portanto, um ser
abstrato, indefinido, que somente o pensamento pode conceber; é um ser real,
definido, que, em alguns casos, pode ser reconhecido, avaliado pelos sentidos
da visão, da audição e do tato. ”
“Os Espíritos pertencem a diferentes
classes e não são iguais em poder, inteligência, saber e nem em moralidade. Os da
primeira ordem são os Espíritos superiores, que se distinguem dos outros por
sua perfeição, seus conhecimentos, sua proximidade de Deus, pela pureza de seus
sentimentos e seu amor ao bem: são os anjos ou Espíritos puros. Os das outras
classes não atingiram ainda essa perfeição; os das classes inferiores são
inclinados à maioria das nossas paixões: ao ódio, à inveja, ao ciúme, ao
orgulho, etc. Eles se satisfazem no mal; entre eles há os que não são nem muito
bons nem muito maus, são mais trapaceiros e importunos do que maus, a malícia e
a irresponsabilidade parecem ser sua diversão: são os Espíritos desajuizados ou
levianos. ”
“Os Espíritos não pertencem perpetuamente
à mesma ordem. Todos melhoram ao passar pelos diferentes graus da hierarquia
espírita. Esse progresso ocorre pela encarnação, que é imposta a alguns como
expiação e a outros como missão. A vida material é uma prova que devem suportar
várias vezes, até que tenham atingido a perfeição absoluta. É uma espécie de
exame severo ou de depuração, de onde saem mais ou menos purificados. ”
“Ao deixar o corpo, a alma retorna ao
mundo dos Espíritos, de onde havia saído, para recomeçar uma nova existência
material, depois de um período mais ou menos longo, durante o qual permanece no
estado de Espírito errante. ”
“O Espírito deve passar por várias
encarnações. Disso resulta que todos nós tivemos muitas existências e que ainda
teremos outras que, aos poucos, nos aperfeiçoarão, seja na Terra, seja em
outros mundos. ”
“A encarnação dos Espíritos se dá sempre
na espécie humana; seria um erro acreditar que a alma ou o Espírito pudesse
encarnar no corpo de um animal. ”
“As diferentes existências corporais do
Espírito são sempre progressivas e o Espírito nunca retrocede, mas o tempo
necessário para progredir depende dos esforços de cada um para chegar à perfeição.
”
“As qualidades da alma, isto é, as
qualidades morais, são as do Espírito que está encarnado em nós; desse modo, o
homem de bem é a encarnação do bom Espírito, e o homem perverso a de um
Espírito impuro. ”
“A alma tinha sua individualidade antes
de sua encarnação e a conserva depois que se separa do corpo. ”
“Na sua reentrada no mundo dos Espíritos,
a alma reencontra todos aqueles que conheceu na Terra e todas as suas
existências anteriores desfilam na sua memória com a lembrança de todo o bem e
de todo o mal que fez. ”
“O Espírito, quando encarnado, está sob a
influência da matéria. O homem que supera essa influência pela elevação e pela
depuração de sua alma aproxima-se dos bons Espíritos, com os quais estará um
dia. Aquele que se deixa dominar pelas más paixões e coloca todas as alegrias
da sua existência na satisfação dos apetites grosseiros se aproxima dos
Espíritos impuros, porque nele predomina a natureza animal. ”
“Os Espíritos encarnados habitam os
diferentes globos do universo. ”
“Os Espíritos não encarnados ou errantes
não ocupam uma região determinada e localizada, estão por todos os lugares no
espaço e ao nosso lado, vendo-nos numa presença contínua. É toda uma população
invisível que se agita ao nosso redor. ”
“Os Espíritos exercem sobre o mundo moral
e o mundo físico uma ação incessante. Eles agem sobre a matéria e o pensamento
e constituem uma das forças da natureza, causa determinante de uma multidão de
fenômenos até agora inexplicável ou mal explicada e que apenas encontram
esclarecimento racional no Espiritismo. ”
“As relações dos Espíritos com os homens
são constantes. Os bons Espíritos nos atraem e estimulam para o bem,
sustentando-nos nas provações da vida e ajudando-nos a suportá-las com coragem
e resignação. Os maus nos sugestionam para o mal; é um prazer para eles nos ver
fracassar e nos assemelharmos a eles. ”
“As comunicações dos Espíritos com os
homens são ocultas ou ostensivas. As comunicações ocultas ocorrem pela
influência boa ou má que exercem sobre nós sem o sabermos; cabe ao nosso
julgamento discernir as boas das más inspirações. As comunicações ostensivas
ocorrem por meio da escrita, da palavra ou outras manifestações materiais,
muitas vezes por médiuns que lhes servem de instrumento. ”
“Os Espíritos se manifestam
espontaneamente ou por evocação. Podem-se evocar todos os Espíritos, tanto
aqueles que animaram homens simples como os de personagens mais ilustres,
qualquer que seja a época em que viveram, os de nossos parentes, amigos ou
inimigos, e com isso obter, por meio das comunicações escritas ou verbais,
conselhos, ensinamentos sobre sua situação depois da morte, seus pensamentos a
nosso respeito, assim como as revelações que lhes são permitidas nos fazer. ”
“Os Espíritos são atraídos em razão de
sua simpatia pela natureza moral do ambiente em que são evocados. Os Espíritos
superiores se satisfazem com reuniões sérias em que dominam o amor pelo bem e o
desejo sincero de receber instrução e aperfeiçoamento.
A sua presença afasta os Espíritos
inferiores que, caso contrário, encontrariam aí livre acesso e poderiam agir
com toda a liberdade entre as pessoas levianas ou guiadas somente pela
curiosidade. Em todos os lugares onde se encontram maus instintos, longe de
obter bons conselhos, ensinamentos úteis, devem-se esperar apenas futilidades,
mentiras, gracejos de mau gosto ou mistificações, visto que, freqüentemente,
eles tomam emprestados nomes veneráveis para melhor induzir ao erro.”.
“Distinguir os bons dos maus Espíritos é
extremamente fácil. A linguagem dos Espíritos superiores é constantemente
digna, nobre, repleta da mais alta moralidade, livre de toda paixão inferior;
seus conselhos exaltam a sabedoria mais pura e sempre têm por objetivo nosso
aperfeiçoamento e o bem da humanidade. A linguagem dos Espíritos inferiores, ao
contrário, é inconseqüente, muitas vezes banal e até mesmo grosseira; se por
vezes dizem coisas boas e verdadeiras, dizem na maioria das vezes coisas falsas
e absurdas por malícia ou por ignorância. Zombam da credulidade e se divertem à
custa daqueles que os interrogam ao incentivar a vaidade, alimentando seus
desejos com falsas esperanças. Em resumo, as comunicações sérias, no verdadeiro
sentido da palavra, apenas acontecem nos centros sérios, cujos membros estão
unidos por uma íntima comunhão de pensamentos, visando ao bem. ”
“A moral dos Espíritos superiores se
resume, como a de Cristo, neste ensinamento evangélico: ‘Fazer aos outros o que
quereríamos que os outros nos fizessem’, ou seja, fazer o bem e não o mal. O
homem encontra neste princípio a regra universal de conduta, mesmo para as suas
menores ações. ”
“Eles nos ensinam que o egoísmo, o
orgulho e a sensualidade são paixões que nos aproximam da natureza animal,
prendendo-nos à matéria; que o homem que se desliga da matéria já neste mundo,
desprezando as futilidades mundanas e amando o próximo, se aproxima da natureza
espiritual; que cada um de nós deve se tornar útil segundo as capacidades e os
meios que Deus nos colocou nas mãos para nos provar; que o forte e o poderoso
devem apoio e proteção ao fraco, pois aquele que abusa de sua força e de seu
poder para oprimir seu semelhante transgride a Lei de Deus. Enfim, ensinam que
no mundo dos Espíritos nada pode ser escondido, o hipócrita será desmascarado e
todas as suas baixezas descobertas; que a presença inevitável, em todos os
instantes, daqueles com quem agimos mal é um dos castigos que nos estão
reservados; que ao estado de inferioridade e de superioridade dos Espíritos
equivalem punições e prazeres que desconhecemos na Terra. ”
“Mas também nos ensinam que não há faltas
imperdoáveis que não possam ser apagadas pela expiação. Pela reencarnação, nas
sucessivas existências, mediante os seus esforços e desejos de melhoria no
caminho do progresso, o homem avança sempre e alcança a perfeição, que é a sua
destinação final. ”
Texto extraído do “Livro dos Espíritos”,
de Allan Kardec.
Repassando...
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