quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Progresso da Alma



Cairbar Schutel

Gênese da Alma

O Transformismo
e a
Evolução Anímica

“ Fé inabalável é aquela que pode
encarar a razão face a face”
Allan Kardec



Théodore Rousseau 
Na Floresta de Fontainbleau



- A MEMÓRIA - O PERISPÍRITO


Deus nada cria inutilmente; tudo tem um fim providencial. Tudo progride tudo evolui no Universo.
Através de mil formas, nos zigue-zagues de uma ladeira ininterrupta, o Espírito caminha para a luz, para a liberdade!
A luta pela vida é um meio de aprendizagem para conquista do Bem e do Belo; os sofrimentos, as dores físicas e morais espiritualizam as almas e as elevam às alturas, onde, cônscias dos seus deveres e iluminadas pela Verdade Promissora de seus destinos felizes, compreendem a harmonia grandiosa das Leis Eternas, e começam a gozar da bem aventurança: amando a Deus e ao próximo com incessante atividade, para mais e mais subirem no esplendor divino.
A existência da alma nos animais é, pois, um fato evidente, racional, como a existência da alma humana.
O próprio fenômeno da memória, que não tem explicação sem as propriedades funcionais do perispirito, aparece na escala inferior dos seres, como no reino hominal.
A inteligência e a reflexão também se notam nos animais como nos homens; bem como o amor conjugal, o amor materno, o amor do próximo, o sentimento estético, etc.
Seria justo, pois, que Deus, criando seres com tais predicados, permitisse que a morte os extinguisse para sempre? Se assim fosse não haveria também razão de ser da imortalidade humana!
"Mas para onde vão esses Espíritos?" perguntará o incrédulo por sistema. Para o Céu? Para o inferno? Para o Purgatório?
Que natureza de Céu, de Inferno, de Purgatório será o deles? Dirão os católicos.
Já dissemos que todas as almas evoluem através de corpos cada vez mais aperfeiçoados até despontarem na Humanidade. O princípio inteligente, a alma, é atraída sempre para destinos mais elevados, para um futuro sempre melhor.
Os Espíritos inferiores da escala, pouco tempo, relativamente, demoram no Espaça, quando desencarnados, e Espíritos prepostos, encarregados de lhes fazer progredir, fazem-nos reencarnar em corpos que estejam de acorda com o seu progresso, até, repetimos, atravessarem toda a fieira zoológica e chegarem à Humanidade.
Eis a justiça de Deus manifestando-se nas mínimas como nas máximas coisas, como o Sol que se levanta sobre os bons e os maus, como a chuva que fertiliza a seara dos justos e dos injustos.
A Doutrina Espírita é a luz colocada no altar do Universo, para que o homem adore e ame o seu Supremo Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.